21 de mai de 2010

Dicas para seu cabelo crescer!

Vamos combinar, todo mundo quer!
Ainda mais quem fez um corte que não agradou muito, ou simplesmente está querendo sair do corte curto deixando os fios crescerem - pra ontem!

Abaixo segue dicas divinas enumeradas por Alice Herrera do site Cabelo & Maquiagem - excelente diga-se de passagem - ótimas matérias e dicas!

"A média normal de crescimento dos fios é um centímetro por mês. Quando o seu cabelo não está crescendo perto dessa média, o problema normalmente está relacionado a três fatores: descontrole da glândula sebácea, alterações metabólicas e problemas de circulação sangüínea. Como o cabelo cresce a partir do couro cabeludo (bulbo capilar), qualquer agente externo que prejudique sua saúde também impede o crescimento. Aproveite as dicas para conquistar o cabelo longo que você quer.



1. Circulação sangüínea: ative para fazer o seu cabelo crescer mais rápido.

A má circulação sangüínea é o principal fator que impede o crescimento dos fios. Ativando a circulação sangüínea e, conseqüentemente, o couro cabeludo, você garantirá que o fio receba todos os nutrientes necessários.

Dica de beleza para o seu cabelo crescer mais:
Massagear o couro cabeludo para ativar diariamente a circulação sangüínea, um bom momento para massagem capilar durante alguns minutos é na hora da lavagem. O que por si só já colaborará com a limpeza adequada do couro cabeludo, importante para o crescimento.
Virar a cabeça para baixo e passar a escova ou os dedos. Esta posição faz com que o sangue flua com mais facilidade.
Beber muita água e prática de atividade física – a vida saudável reflete nos cabelos.


2. Atenção aos vícios: elimine-os para fazer os seus cabelos crescer mais.

- Pare de fumar: a nicotina tem ação vasoconstritora, reduzindo a circulação dos vasos capilares do couro cabeludo, que carregam nutrientes ao fio.
- Não tome banho com água quente: a água pelando estimula a produção das glândulas sebáceas (leia abaixo sobre oleosidade e calor).
- Evite dormir com os cabelos molhados, pois abafa o couro cabeludo, aumentando a oleosidade (leia abaixo sobre oleosidade e calor).
- Retire os excessos de produtos: retirar bem o shampoo, aplicar o condicionador apenas no comprimento. Os finalizadores que ficam no cabelo devem passar longe da raiz para deixar que seu cabelo cresça.


3. Vitaminas: a boa alimentação faz seu cabelo crescer mais rápido.

Uma dieta rica em vitaminas ajuda no crescimento. O organismo absorve muitos nutrientes para fazer todo o corpo funcionar, como o cabelo é mais periférico e menos importante no conceito corpo, só irá para o cabelo o que sobrar – se você se alimenta mal não sobra nada ou quase nada para os cabelos. Cuidado com as dietas e regimes sem orientação médica, em casos de desnutrição o cabelo pode inclusive começar a cair.


Para seu cabelo crescer mais:
Invista em proteínas, alimentos com ferro, vitamina A, aminoácidos, sais minerais e vitaminas.

Produtos que ajudam a fazer o cabelo crescer mais rapidamente- os produtos à base de Jaborandi, Ginkgo Biloba, Cafeína e Uréia, são estimulantes sangüíneos e podem auxiliar no crescimento. Cremes com alecrim ajudam a controlar a oleosidade e o princípio ativo Capscum (geralmente encontrado na pimenta) é um ativo vasodilatador que melhora a circulação sangüínea. Entretanto, especialistas alertam que não adianta lavar a cabeça com café ou tomá-lo para atingir o mesmo objetivo dos produtos específicos, pois nos produtos de cabelo as substâncias são otimizadas para uso próprio no cabelo.


4. Oleosidade e Calor: dica para o cabelo crescer mais rápido!

A oleosidade do couro cabeludo é terrível para o crescimento dos cabelos, pois cria fungos que impedem o fio de crescer.
O excesso de oleosidade age como uma camada protetora, impedindo os aminoácidos de chegar até a raiz do cabelo.
A oleosidade assim como tudo que contribui para o abafando do couro cabeludo, favorecem o surgimento do fungo chamado pityrosporum ovale, esse fungo descamará o couro cabeludo, impedindo que o fio capilar saia. Ocorrendo uma espécie de entupimento dos poros.


DICA DE BELEZA: fique longe de tudo que aquece o couro cabeludo, como por exemplo, banho muito quente e secador de cabelo usado muito próximo ou que abafe o couro cabeludo, como por exemplo, a oleosidade e toalhas de banho pressas no cabelo por muito tempo.


IMPORTANTE: Evite que o couro cabeludo fique úmido, com oleosidade ou com excesso de cremes. O couro cabeludo precisa estar limpo para o cabelo crescer.


5. Genética

A sua herança genética também interfere no crescimento dos fios e a média varia de pessoa para pessoa. Em algumas pessoas o cabelo cresce mais que 1,5 centímetros. Em outras, ele pode crescer menos que um centímetro.

A melhor dica é deixar o couro cabeludo limpo para não sufocar os folículos. Lavando sempre o cabelo com bons produtos, sem deixar o couro cabeludo empastado de cremes ou oleosidade.



Mitos que afirmam fazer o cabelo crescer mais rápido:


- Fases da lua: mito cultural em alguns países, não existe verdade científica em cima disso, mas alguns especialistas afirmam que de forma alguma as fases da lua interferem nos cabelos.
- Cortar de três em três meses: Cortar periodicamente (de três em três meses) pode ser ótimo para tirar as pontas duplas, dar força, e manter o comprimento sempre, mas como o cabelo cresce em média de 1 a 1,5 centímetros por mês, se você cortar toda hora, nunca conseguirá ter um cabelo mais comprido – imagine então fazer ele crescer mais rápido!
- Ampolas de vitaminas: Alguns produtos prometem estimular os fios a crescer, mas o crescimento só é estimulado de dentro para fora.


- Esticar os cabelos / fazer tranças: Cuidado por que puxando você pode fazer com que se quebrem.

- Anticoncepcional no shampoo ou ampolas de vitamina A: Não faz o cabelo crescer mais, sendo apenas um desperdício. Além de não funcionar o excesso de vitamina A ainda pode fazer o cabelo cair.
- Pentear cem vezes: isso irá forçar demais os fios, principalmente com a escova podendo causar rachaduras nos fios.
- Shampoo de crina de cavalo: Muitos adotaram o shampoo de crina de cavalo para estimular o crescimento. Isso não faz sentido porque a crina do cavalo é naturalmente muito mais forte, além disso tem química própria ao cavalo e por isso possam até irritar o couro cabeludo e fazer você perder mais fios de cabelo.

Acha que seu cabelo parou de crescer – procure um especialista!


Caso você identifique que seu cabelo parou de crescer, é importante procurar ajuda médica, o cabelo pode não crescer por distúrbios hormonais, por exemplo. Existe também o especialista em fios, o tricologista. Eles analisam o couro cabeludo; verificando hábitos cotidianos, genética, hereditariedade e histórico de saúde. E depois que foi tratado algum possível problema de saúde, os experts em estudo dos fios dispõem de artifícios para agilizar o crescimento, estimulantes da circulação local (produtos vasodilatadores), massagens e equipamento de estimulação, assim como as máquinas a laser ou o infravermelho, tratamentos que garantem a sua vontade de ter um cabelo longo."



Gostaram?!
Vale a pena visitar o Site Cabelo & Maquiagem e ficar por dentro de todas dicas e novidades que Alice nos dá!

Smacks!



Veja também:
Faça seu cabelo Brilhar
Dicas para ter um cabelo de Revista
Máscaras para Cabelos
Penteados Versáteis para o dia a dia

22 comentários:

Myrella Vas disse...

quero q o meu cresca looooooogo *-*
eu adoro cabelos grandes

Maiara Oliveira disse...

eu já havia visto essa matéria e gostei muito.

bom você ter postado aqui, muitas pessoas não devem ter lido.

bjos

Bruna Letícia disse...

ai sou louca pra ter o cabelo na bunda, rs, mas nunca consigo. beijossss e estou sempre lendo tudo qnt é dica p isso. kkkkkk

Kamylla... disse...

Gostei muito das dicas...meu cabelo cresce muito rápido,essa média de 1 cm em 1 mês é verdade,mas tem meses que ele cresce até um pouco mais que isso...agora to com 72 cm de cabelo,e vou vende-lo,vou cortar na altura do ombro...cansei de cabelo muito longo...da muitooo trabalho...bjkixxx
http://tatto-patinhas.blogspot.com/

Inara Silveira disse...

Eu já tive mega cabelos algumas vezes.
Acho bonito, mas não sou apegada.
Adorooo cortar, adoro cortes bacanas.
Cabelo muitooo compridão me dá uma certa preguiça... hehehe
Mas que é lindo de se ver, é!

Acho que o tamanho grande ideal é na altura do sutiã. O máximo pra mim é na cintura.

Ei Maiara!
Pois é! Eu só tinha lindo no site que citei!
É bom termos umas dicas assim e também a quebra de alguns mitos, né!

Kamylla! Vende sim!! Dá um super dindin extra! Depois me conta tudo!
Vou visitar seu cantinho!

Beijocas em vocês!

Tânia disse...

Oiii!!!Estava pesquisando sobre cabelos e achei seu blog!!!!Ameeiiiii as dicas!!!!Pode ter certeza que estarei sempre por aqui!!!Um beijo linda!!!

Lene disse...

Eu uso tranças com alguma frequência lavo o meu cabelo uma vez por semana no mínimo e duas no máximo,uso óleo de rícino e os meus cabelos cacheados crescem mais de 1cm por mês as pessoas não acreditam e pensam que eu tenho outro segredo pra o cabelo crescer,mas o meu segredo esse dai,e resulta.

Anônimo disse...

quero meu cabelo grande porque eu adoroo muitoo de cabelos longos meu cabelo e medio .......amei as dicas muitoo ja ate falei para minhas amigas do site..e elas amarao.
obrigadaaa

Inara Silveira disse...

Oi flor!
Obrigada pelo carinho! E força no cabelo! hehehe

Beijocas

Anônimo disse...

Ai flor, eu cortei meu cabelo ontem, está no meu pescoço, estou tão arrependida, nossa, que droga que eu fiz. Ficou muito feio, ele ficou enrolado, só nas pontas como sempre, ficou feio, ai eu não gosto de passar chapinha, por que... ah sei lá, mas só quero que ele cressa rápido! Vou lavar meu cabelo agora mesmo, um beijo.

Inara Silveira disse...

Usa mousse!! Pode ajudá-la!!

Beijoca

Anônimo disse...

Cortei o meu cabelo curto , na altura dos ombros . Me arrependi muito , agora nao posso mais fazer nada , so esperar passar anos pro meu cabelo crescer novamente !

Anônimo disse...

meu cabelo está para baixo do ombro mais no meio das costa, vou seguir essas dicas para ver si da serto,eu uso o shappo da marca SENPRE BELLAe mmmuito bom tem oléo de argan la do marroocos e muito bom obrigada meninas beijos...........

vitoria maia disse...

eu gostei muito d su dics vou tent fzer todos bem direitinhos

Ana Vas disse...

meu cabelo cresce mt passando babosa. To com ele na altura do sutia daqui um ano ele vai estar na cintura. Bjs seu blog é o máximo ;*

Anônimo disse...

meu cabelo ta curto mais ñ gosto muito
mais agora ele ñ quer mais cresçer to com raiva...=(

Ester Medeiros Lopes disse...

Meu cabelo cai muito e sao muito oleosos.vou seguir as dicas...

maria disse...

eu quero que o meu cabelo cresa muito rapido

Anônimo disse...

o meu cabelo ta quase no rabo completamente esticado falta prai 3 centimetros . o que faço para nao o cortar e para ele crescer ?

Inara Silveira disse...

Anônimo, não existe o grande milagre... Existem essas e outras dicas que podem contribuir para o crescimento.
Cabelo saudavel cresce mais dizem as boas linguas.
As vezes cortar é necessário.
Vitamina A também é legal.

Bjo bjo

Anônimo disse...

OLHA EU JA TENHO CABELO LONGO MAS QUERO QUE ELE CREÇA MAIS. GOSTEI MUITO DAS DICAS PARABÉNS !!!!!!!!!!!!!

Lauriane vicchetti disse...

amei a matéria obrigada...

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário, flor!
Irei responder tudo, sempre.
Responderei aqui no blog e por e-mail, caso você deixe o endereço.
E irei fazer de tudo para tentar visitar seu blog - retribuindo a visita!
:o)

Obrigada!